Motorista do acidente que matou familiares de técnico Mano Menezes é indiciado por homicídio culposo

Motorista do acidente que matou familiares de técnico Mano Menezes é indiciado por homicídio culposo

Foto: Eduarda Cerqueira/ Jornal A Platéia (Divulgação)

O motorista Bernardo do Amaral Kummer foi indiciado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul pelo acidente que matou quatro pessoas na BR-293, em Santana do Livramento, incluindo dois familiares do técnico do Grêmio, Mano Menezes. A tragédia ocorreu no dia 16 de maio e provocou comoção em todo o Estado. Três das vítimas foram sepultadas em Santa Maria. 

Segundo o portal de notícias Metrópoles, o indiciamento ocorreu na última quinta-feira (24) e divulgado na segunda-feira (28). De acordo com a delegada Giovana Muller, responsável pelo caso, Kummer responderá por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — com agravante por estar atuando no transporte de passageiros. A investigação apontou que, embora a perícia tenha sido inconclusiva, há indícios de que o carro trafegava acima do limite de velocidade permitido na via, o que teria contribuído diretamente para o acidente.

Até o momento não houve manifestação do motorista nem de advogados de defesa sobre o indiciamento.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O Honda CR-V, com placas de Dom Pedrito (RS), saiu da pista e capotou na altura do km 303 da BR-293. O veículo parou em uma área de mata. Bernardo Kummer foi o único sobrevivente. Ele chegou a ser hospitalizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Santana do Livramento e recebeu alta cinco dias depois.

Entre as vítimas fatais, estavam Maria Sophia Dumoncel, 16 anos, e Arthur Dumoncel, 9 anos — filhos de Álvaro Dumoncel e enteados de Camilla Menezes, filha do treinador gremista.

Também morreram Maurício Machado Moraes, 42 anos, psicólogo da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Dom Pedrito, e Renato Amaral Kummer, 23 anos, irmão do motorista, que ficou internado em estado grave por quase um mês, mas morreu no dia 10 de junho.

O caso segue agora para o Ministério Público, que analisará o inquérito policial e decidirá se apresentará denúncia formal contra Bernardo Kummer.


Sepultamentos

Os corpos de Maria Sophia Dumoncel e Arthur Dumoncel foram velados no dia 17 de maio e sepultados, no dia 18, em Santa Maria, cidade natal da família da mãe. Na época da tragédia e por meio de nota oficial, o Grêmio prestou solidariedade ao técnico Mano Menezes e comunicou seu afastamento temporário para que ele acompanhasse os ritos fúnebres. A equipe foi comandada pelo auxiliar técnico Sidnei Lobo na partida contra o São Paulo, válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.


Maria Sophia Dumoncel, 16 anos, e Arthur Dumoncel, 9 anos, eram filhos de Álvaro Dumoncel e enteados de Camilla Menezes, filha do treinador gremista, Mano Menezes. Foto: Arquivo Pessoal (Divulgação)



Outra vítima do acidente, o psicólogo Maurício Machado Moraes, foi velado no domingo, 18 de maio, na Capela Municipal de Dom Pedrito. O corpo foi transladado para Santa Maria onde ocorreu o sepultamento, no mesmo dia, no Cemitério Santa Rita. Moraes era servidor da prefeitura de Dom Pedrito onde trabalhava há oito anos como psicólogo concursado da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do município.


Maurício Machado Moraes era servidor da Prefeitura de Dom Pedrito onde trabalhava há oito anos como psicólogo concursado da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do município. Foto: Arquivo Pessoal (Divulgação)



Renato do Amaral Kummer, foi a última vítima fatal do acidente a ser sepultado em Dom Pedrito. Ele foi velado, no dia 11 de junho, na Capela Municipal de Dom Pedrito. O enterro ocorreu, no dia 12, em sua cidade natal. O jovem era irmão do motorista e ficou quase um mês internado em estado grave na Santa Casa de Santana do Livramento desde o dia da ocorrência, em 16 de maio.


Renato do Amaral Kummer, era estudante do 7º semestre de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ideau, de Bagé. Foto: Arquivo Pessoal (Divulgação)



O acidente

De acordo com as investigações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), no carro estavam cinco pessoas. O veículo trafegava no sentido Dom Pedrito/Santana do Livramento, na rodovia BR-293, no dia 16 de maio. Durante o percurso, o carro da marca Honda, modelo CR-V, saiu da pista e capotou. A motivação ainda não foi identificada. O inquérito policial tramita junto à Delegacia de Polícia de Santana do Livramento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Laudos revelam brutalidade em triplo homicídio em Esteio; bebê foi morto com traumatismo craniano Anterior

Laudos revelam brutalidade em triplo homicídio em Esteio; bebê foi morto com traumatismo craniano

Homem é esfaqueado após briga com vizinho no interior de Formigueiro Próximo

Homem é esfaqueado após briga com vizinho no interior de Formigueiro

Polícia/Segurança